MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO
UMA FAMÍLIA PARA A MISSÃO

VOCÊ CONHECE?

VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA MISSIONÁRIA.

CONHEÇA COMO VOCÊ PODERÁ INICIAR A CAMINHADA VOCACIONAL COM OS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO.
COMO INICIAR A CAMINHADA VOCACIONAL COM OS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO?
Senhor, o que queres que eu faça de minha vida?
Eis a mais profunda pergunta, que trazemos calada no mais íntimo da alma! Nem sempre é fácil responder ao chamado de Deus, em nossa vida. Mas, Ele nos chama para sermos felizes. A felicidade só é possível no amor. Na vida, todos somos chamados a desempenhar uma missão, a construir um mundo cada vez melhor para todos!















A Nossa resposta se dá quando optamos livremente por um estilo de vida comprometido com o projeto de Deus, revelado em Jesus Cristo. Há os que respondem com coragem, generosidade e fidelidade ao apelo de Deus. A Congregação dos Missionários do Verbo Divino é, o que é hoje, por que um dia, um Jovem cheio de coragem e amor, como você, colocou-se a disposição do Querer de Deus. Ainda hoje há Jovens que sonham o mesmo Sonho de Santo Arnaldo Janssen e São José Frenademtz. Portanto, se você se sente chamado por Deus, para a vida consagrada e religiosa, e, dentro deste contexto, deseja ser Padre ou Irmão dos Missionários do Verbo Divino, teremos o prazer em te ajudar a discernir a sua vocação e acompanhar-lhe na sua caminhada vocacional. Pense! Quem sabe você que está neste momento visitando o nosso Blog, Jesus esteja lhe chamando a assumir esta missão em sua Igreja, como Padre ou Irmão. Convido-lhe para conhecer como iniciar a caminhada vocacional, o processo de formação e a vida dos Jovens no seminário da Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Segue abaixo:

A VIDA NO SEMINÁRIO:
A formação dos Missionários do Verbo Divino, é uma caminhada ativo-contemplativa para o Pai, na caminhada do Filho sob a direção do Espírito Santo que desencadeia um processo dinâmico de integração espiritual, comunitário, intelectual, pastoral de co-responsabilidade e de discernimento para a missão. Nós, missionários do Verbo Divino, temos como objetivo primeiro, a formação de jovens que se preparam a vida comunitária e missionária. Nossa formação passa por diversas etapas: Animação Vocacional. Propedeutico. Filosofia. Noviciado. Teologia. PFT (Programa de Formação Transcultural). Essas são as etapas de Formação, as quais têm como objetivo primeiro a formação de Jovens que se preparam a vida comunitária e missionária. O programa de formação adotado pelos Missionários do Verbo Divino, para a formação de seus futuros membros – Padres ou Irmãos, visa o crescimento integral do Jovem e a oportunidade de que ele descubra qual a vocação deve seguir, bem como ajudá-los a estabelecer uma sincronização dos diversos assuntos científicos e religiosos. A primeira etapa da formação é a PASTORAL VOCACIONAL, que tem como objetivo sensibilizar os Jovens e suas comunidades para a dimensão missionária da vocação cristã.

É uma etapa de acompanhamento direto com o promotor Vocacional, a fim de ajudar o Jovem a ter o primeiro contato com a Congregação, e na admissão ao seminário, bem como a conhecer um pouco do Carisma dos Missionários do Verbo Divino. A equipe da Pastoral Vocacional faz um acompanhamento personalizado de cada candidato a ingresso na Congregação, constituído de entrevistas, comunicação por correspondências, visita à família e encontros. O Jovem, após ter sido acompanhado pela equipe da animação vocacional e aprovado para ingressar no seminário, iniciará a sua formação no PROPEDÊUTICO, que tem como objetivo criar condições favoráveis para a iniciação do candidato ao processo de integração de co-responsabilidade e de discernimento para a vida religioso-missionária Verbita.

Nesta etapa o formando se prepara para prestar o vestibular, a fim de ingressar na Faculdade de Filosofia e também realiza trabalhos pastorais, de acordo com a realidade onde se encontra, as Dimensões e as necessidades da Congregação. A Faculdade de FILOSOFIA é uma etapa que proporciona o formando a se conhecer melhor, bem como as realidades do mundo em que está situado, proporcionando-lhe uma reflexão sobre os aspectos gerais da vida, ajudando-lhe no crescimento da fé e no discernimento vocacional. O NOVICIADO tem por objetivo a iniciação à vida religioso-missionária no seguimento radical a Jesus Cristo dentro da vida, carisma e do espírito da Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Neste período, destaca-se uma formação em vista de: • Experiência pessoal de Deus, em Jesus Cristo, o Verbo encarnado na oração e na vida. • Intensa vida de comunidade na partilha da própria vida de fé, na reflexão sobre a caminhada e no serviço cotidiano. • Fortalecer o sentido de pertença a Congregação dos Missionários do Verbo Divino. • Presença de aprendizagem da Missão a partir da vida do povo e da Igreja local, visando maior amadurecimento da vocação religioso-missionária Verbita. • Promover a nossa identidade Verbita. A TEOLOGIA tem como objetivo aprofundar e fortalecer nos juniores a experiência de Deus no seguimento do Verbo Encarnado, vivendo em comunidades inseridas inter-regionais e internacionais, que acolhidas e integradas, enriqueçam nossa missão ad gentes e ad intra, assumindo conscientemente o processo de integração dos eixos fundamentais da formação: espiritualidade, estudo, vida comunitária, pastoral e trabalho.

O Programa de Formação Transcultural (PFT) tem como objetivo fortalecer o próprio compromisso religioso; desenvolver talentos pessoais e introduzir o estudante ao trabalho missionário da Congregação. Oferecer oportunidade de sair do próprio mundo e aprender a trabalhar como parte integrante de uma comunidade de Vida e Missão. Introduzir o estagiário, o mais cedo possível, no aprendizado do idioma para experimentar o desafio da inculturação; favorecer o intercâmbio cultural e experimental das diversas pastorais das Igrejas locais, desenvolvendo um compromisso no campo pastoral social e nas dimensões da Congregação. E por fim, enriquecer a eclesialidade e a internacionalidade na SVD. A Congregação oferece também, aos candidatos a Irmão Religioso, um tipo específico de formação, que varia de acordo com as escolhas do candidato e as necessidades da missão na Congregação. Mas, você sabe o que é um irmão religioso e qual a sua missão na Igreja como Missionário do Verbo Divino?

Um irmão religioso na Congregação, como um sacerdote, é chamado a testemunhar a presença de Cristo ao mundo. Onde um irmão religioso se diferencia de um sacerdote é em sua essência, o mais importante aspecto do ser irmão consagrado se encontra não tanto naquilo que ele faz, mas, mais propriamente como ele vive sua vida. Ser um Irmão religioso na Congregação dos Missionários do Verbo Divino, é dedicar-se ao trabalho de Deus inserido nos meios sociais de trabalho, seja como Professor, Diretor de Escola, Enfermagem, Direitos, Medicina, Agente de Pastoral, Paróquias, trabalhando em obras assistências ou também investindo em seus talentos pessoais numa diversidade de trabalhos de acordo com as necessidades do tempo presente deixando-se guiar pelo Espírito Santo.

Jovem, você conheceu como se dá o início de uma caminhada vocacional, o processo de formação e a vida dos Jovens no seminário da Congregação do Verbo Divino. Pense, todos nós somos chamados a uma vocação. Você já pensou sobre a sua? O mundo mudou, a sociedade se transformou, mas o Evangelho não pode ser esquecido. Junte-se a nós. Orienta a sua vida para Cristo e venha ser um Padre ou um irmão religioso na Congregação dos Missionários do Verbo Divino.
Venha fazer parte desta família missionária:
 

Nenhum comentário: