ÁREAS EM QUE ATUAM OS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO


A exemplo do nosso fundador, Santo Arnaldo Janssen, sentimos que: “ a maior expressão do amor ao próximo é a comunicação da palavra de Deus”. Por isso, exercemos a nossa missão em diversas áreas pastorais como: Apostolado Bíblico, Comunicação social, Formação, Jupic - Justiça e Paz, Animação Missionária, Serviço de Animação Vocacional e Educação.
APOSTOLADO BÍBLICO:
Como “Sociedade do Verbo Divino” vemos a promoção do apostolado bíblico como uma obrigação especial. Temos escolas Bíblicas nas Paróquias em que atuamos e nas dioceses. Essas escolas estão a serviço, desenvolvendo uma leitura exegética comunitária, ecumênica e popular.


                                               
COMUNICAÇÃO SOCIAL:
Utilizamos dos meios de comunicação no campo da mídia, comunicação e pesquisa, para o desenvolvimento das potencialidades comunicativas das pessoas através das novas linguagens da música, da arte, da formação para o senso crítico, da promoção da informação e de centros editoriais no âmbito da imprensa, vídeo, rádio, televisão e Internet. Tudo a serviço do projeto educativo e pastoral dos Missionários do Verbo Divino.
FORMAÇÃO:
Formação intelectual e humana: Propedêutico, filosofia, teologia e formação profissional.
Também formação espiritual-pastoral: celebrações, retiros, encontros, estágios, trabalhos junto ao povo nas periferias das cidades, no centro, nos Colégios e nas Faculdades, no campo e regiões de missão.


JUPIC – JUSTIÇA E PAZ:
Os pobres ocupam um lugar privilegiado no Evangelho. Num mundo profundamente machucado por injustiças e condições de vida desumanas, nossa fé chama-nos a reconhecer a presença de Cristo nos pobres e oprimidos. Assim, comprometemo-nos a trabalhar na promoção da unidade e da justiça, para vencer o egoísmo e o abuso do poder, em solidariedade com os pobres e os oprimidos no compromisso com a justiça, paz e integridade da criação. Esse compromisso permeia todas as atividades e projetos individuais.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA:
Animação Missionária não é somente cultivar nas pessoas certa simpatia pela missão, mas é tocar as fibras mais profundas dessa pessoa mediante uma formação específica e permanente. O objetivo é impulsionar os leigos e as leigas para assumirem a responsabilidade missionária ativamente e além fronteiras.

ANIMAÇÃO VOCACIONAL:
Acompanhamento vocacional na paróquia, na família, no Aspirantado, no Postulantado, na Filosofia, no noviciado, na Teologia e na missão do dia-a-dia. Em cada etapa, há uma experiência ímpar em nossas vidas.
EDUCAÇÃO:
A educação, enquanto princípio básico para a formação integral do ser humano, tem sido uma das prioridades da Congregação desde a sua fundação. Em todas as atividades que desenvolvemos, preocupamo-nos com a formação integral do ser humano. Por isso nos dedicamos à educação formal, em nossas próprias Escolas, Colégios e Faculdades, nos trabalhos pastorais e nas diversas expressões de nossa vida missionária:
• CES – Centro de Ensino (Faculdade) Superior - Juíz de Fora – MG.
• Colégio Cristo Redentor - Academia - Juiz de Fora – MG.
• Colégio Arnaldinumm - Belo Horizonte – MG.
• Colégio Arnaldo - Belo Horizonte – MG.
• Colégio Verbo Divino - Barra Mansa – Rio de Janeiro.
• Faculdade Arnando Janssen - Belo Horizonte – MG.

PARÓQUIAS:

Nas paróquias, os nossos trabalhos acontecem nas seguintes dimensões:

• Evangelizar através de um diálogo profético.

Solidariedade com as pessoas pobres, com os povos indígenas e quilombolas, os marginalizadas e os excluídas da sociedade.

Evangelizar com pessoas de outras culturas, religiões e outras ideologias, ou seja, pessoas que pensam de formas diferentes.
• Atividades bíblicas: Por elas somos convidados a conhecer a Palavra de Deus e a transmiti-la
• Na animação Missionária: animar pessoas para assumirem a missão como leigas dentro da Igreja e junto com os Missionários do Verbo Divino.


Quer saber mais?  Escreva-nos para o seguinte endereço: 

Animação Vocacional da Província Brasil Norte – BRN
Rua Redentor, 32  -  Cep: 36.016 – 070
Bairro Paineiras  -  Juiz de Fora – MG
Tel. 32 – 91621591 (Tim)  /  32 – 84809773 (Claro)  /  32 – 99552942 (Vivo)
Blog: http: //pastoralvocacionalsvd.blogspot.com
E-mail: manoelaxe10@bol.com.br
Facebook: provocasvd@bol.com.br