O QUE É VOCAÇÃO E COMO FAZER O ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL COM A SVD


A palavra “vocação” vem do verbo latino “ vocare” que significa chamar. Ela é o chamado de Deus dirigido a toda pessoa humana, seja em particular, ou seja, em grupo em vista da realização de uma missão ou serviço. Quando ouvimos a palavra vocação e tudo o que ela se relaciona, somos remetidos, quase que de imediato, a situações complexas, a temores, a discernimentos, a dúvidas, a propostas de renuncias. Ás vezes, esquecemo-nos de algo simples, mas exatamente importante: vocação é chamado! Quase sempre, abandonamos a idéia originária de que há um Deus comunicando-se conosco e convidando-nos a compartilhar de Seus sonhos, de Seus projetos.


 Se conseguirmos entender a profundidade do que significa ser vocacionado (Chamado), poderemos adentrar um universo sagrado em que Deus pede nossa companhia, nossa ajuda. Se fizermos isso, perceberemos que vocação não é “um bicho-de-sete-cabeças”; no entanto, fizemo-la parecer assim quando afirmamos que alguns têm vocação e outros não. Na realidade, TODO SER HUMANO é VOCACIONADO



O chamado de Deus acontece em diversos momentos da vida e de forma pedagógica, já que possibilita o crescimento e desenvolvimento de cada um. Foi Deus quem nos chamou à vida e nos gerou. Somos a concretização de um plano amoroso de Deus, somos motivo de orgulho para Ele, somos objeto de Seu amor e carinho.




Deus nos chama pelo nome: Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e Ele pronunciou o meu nome (Is 49, 1b / Jr 1,4-10). Você é meu Servo, Israel, e eu me orgulho de você (Is 49,3). As outras dimensões da vocação (cristã, eclesial, laical, matrimonial, religiosa, sacerdotal e missionária) são o aprofundamento e a plenificação do “chamado primeiro”, feito por Deus, para que viéssemos à vida. Deus não nos criou para algo externo a Si, mas fez-nos para Si mesmo. Somos de e para Deus. Criastes-nos para Vós...

A explicação de que somos vocacionados desde o ventre materno deve iluminar nossa caminhada vocacional. Ela serve como pano de fundo para toda a nossa trajetória por ser aquela voz divinamente paternal que está presente em nossa história pessoal desde os primeiros segundos de nossa existência. Pena que tantas circunstâncias, e, às vezes, até nós mesmos insistem em fazê-la calar-se e agir como se fôssemos surdos.
Deus nos chama pelo nome: Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e Ele pronunciou o meu nome: você é meu Servo, Israel, e eu me orgulho de você (Is 49,3). Portanto, todo Ser humano é um vocacionado e a afirmação de que alguns têm vocação e outros não é uma aberração ao plano amoroso de Deus, para com cada um de nós. Você já pensou com qual das vocações se identifica. Responder sozinho a este chamado nem sempre é fácil. É muito importante procurar informações, dialogar, refletir junto com alguém de mais experiência e, principalmente pedir ajuda de Deus na oração. Para isso, a Pastoral Vocacional da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, Província Brasil Norte, promove encontros Vocacionais para os Jovens que queiram conhecer a NOSSA VIDA E MISSÃO.

Esses encontros têm como objetivo prestar assistência espiritual, aprofundar o nosso conhecimento, rezar juntos, partilhar experiências de vida, escutar o que Deus fala em nosso coração, enfim, descobrirmos juntos como Deus age em nossas vidas e nos apresenta as diversas maneiras de servi-lo.
Quer saber mais? Escreva-nos para o seguinte endereço:





Quer saber mais?  Escreva-nos para o seguinte endereço: 

Animação Vocacional da Província Brasil Norte – BRN
Rua Redentor, 32  -  Cep: 36.016 – 070
Bairro Paineiras  -  Juiz de Fora – MG
Tel. 32 – 91621591 (Tim)  /  32 – 84809773 (Claro)  /  32 – 99552942 (Vivo)
Blog: http: //pastoralvocacionalsvd.blogspot.com
E-mail: manoelaxe10@bol.com.br
Facebook: provocasvd@bol.com.br