NOSSAS ORIGENS - O BERÇO DA CONGREGAÇÃO

FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO 
A Congregação dos Missionários do Verbo Divino nasceu no dia 8 de Setembro de 1875, em Steyl, Holanda, fundada pelo padre Arnaldo Janssen.
No século passado, foi-se desenvolvendo na Igreja da Europa uma consciência muito viva da responsabilidade missionária. O padre Arnaldo Janssen – de nacionalidade alemã – foi um exemplo vivo desta sensibilidade nova, procurando, por todos os meios ao seu alcance, despertar os cristãos do seu tempo para esta realidade. Entendia também que era urgente a fundação de um Seminário das Missões para a formação de futuros missionários.
Consultou colegas sacerdotes, bateu à porta de vários bispos e, sentindo que o Espírito o levava por aí, fundou ele próprio esse seminário, no dia 8 de Setembro de 1875, nas margens do rio Mosa, não na Alemanha, por causa da política anticlerical de Bismark, mas do outro lado da fronteira, na pequena aldeia de Steyl, já em território holandês. Foi neste primitivo seminário – uma velha hospedaria abandonada – que nasceram os Missionários do Verbo Divino, hoje espalhados por todo o mundo.
Durante a eucaristia de inauguração, Arnaldo Janssen disse no seu sermão: "Só Deus sabe se deste início resultará alguma coisa... A pequenez deste começo não nos deve desalentar. Também a árvore mais imponente é ao princípio uma pequena semente e o gigante mais forte um débil menino chorão. Estamos conscientes de que com aquilo de que atualmente dispomos não nos será possível cumprir a nossa missão, mas esperamos que o bom Deus nos conceda quanto necessitamos. Que o Senhor faça conosco o que lhe aprouver. Se desta casa resultar algo de bom, agradecê-lo-emos à graça de Deus. Se fracassar, bateremos humildemente no peito e reconheceremos que não fomos dignos da sua graça."
                  
Quer saber mais? Escreva-nos para o seguinte endereço:
Animação Vocacional da Província Brasil Norte – BRN
Rua Redentor, 32 - Cep: 36.016 – 070
Bairro Paineiras - Juiz de Fora – MG
Tel. 32 – 91621591 (Tim) / 32 – 84809773 (Claro)/ 32 – 99552942 (Vivo)
E-mail: provocasvd@bol.com.br
Blog: http: //pastoralvocacionalsvd.blogspot.com
                                          E-mail: manoelaxe10@bol.com.br
                                          Facebook: provocasvd@bol.com.br