COMO É A VIDA EM COMUNIDADE DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO


''TEXTOS DA CONSTITUIÇÃO DA CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO''
     301 O Deus Uno e Trino é a origem, modelo e plenitude de toda a comunidade humana. No batismo somos chamados a partilhar a vida divina, como membros do povo de Deus e discípulos de Jesus Cristo. Pela profissão religiosa, entramos numa comunidade que está envolvida com a missão do Filho e do Espírito Santo, enviados ao mundo pelo Pai. Esta realidade cria entre nós profundos laços de união e assim nos capacita para proclamar com mais eficácia o anúncio da salvação. Como confrades, fortalecemos estes laços através da oração, das relações interpessoais e das atividades missionárias em comum.
     301.1 Todo o confrade, onde quer que viva, é membro de uma comunidade determinada, seja ela uma Casa ou um Distrito. Em qualquer dos casos, ele deve contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade.
     301.2 Nossas comunidades devem proporcionar-nos um ambiente adequado para podermos crescer na visão missionário que nos cativou e congregou.



     302 O coração da nossa vida comunitária é a Eucaristia. A nossa unidade em Cristo se consolida, especialmente, na sua celebração, onde somos fortalecidos ao ouvir a Palavra de Deus e onde o mesmo pão que repartimos é a comunhão com o Corpo de Cristo. (cf. l Cor10, 16-18). Quando nos juntamos à volta da mesa do Senhor, unimo-nos em espírito com todos os nossos confrades e com aqueles que servimos.
     303 O sincero amor fraterno, mais do que simplesmente viver e trabalhar juntos, é que fará de nós uma unidade. Esforçamo-nos, portanto, em desenvolver entre nós relações pessoais de tal modo que todos em nossa comunidade sintam-se aceitos e em casa.
     Mostramos interesse pela vida e pelo trabalho de cada um dos nossos confrades e os ajudamos e estimulamos de tal modo que possam levar a sua vida e os seus talentos a um mais completo desenvolvimento. Partilhamos as alegrias, dores, esperanças e problemas. A bondade e a amabilidade devem ser marcas características da nossa Congregação. Procuramos viver o ideal evangélico de comunidade que pregamos aos demais.
     303.1 Uma marca peculiar da nossa vida comunitária é o fato de confrades de diferentes países viverem e trabalharem juntos. Isto se torna uma experiência de enriquecimento mútuo quando é fundamentado num sincero respeito pela cultura e nacionalidade de cada um.


     303.2 Sempre que uma comunidade for formada por confrades de idiomas diferentes, a língua do país onde eles estão vivendo deverá ser utilizada, especialmente na capela, no refeitório e no recreio em comum.
     303.3 As Assembléias locais e distritais oferecem boas oportunidades para cultivar a vida espiritual e o amor fraterno, bem como para planejar e avaliar tarefas comuns.
     303.4 Tendo em conta as graças e benefícios recebidos na comunidade, e, agradecidos pelas alegrias que experimentamos nela, devemos demonstrar amor à Congregação, zelando pelo seu bom nome, particularmente diante de estranhos.
     303.5 Na medida do possível, nenhum confrade deverá viver ou trabalhar só, mas acompanhado de um ou mais confrades. Os Superiores e os confrades devem fazer questão de visitar aqueles que, por circunstâncias especiais, trabalham sós. Estes, por seu lado, devem manter-se em estreito contacto com a sua comunidade.
     303.6 Suportamos com paciência as fraquezas pessoais de cada um, bem como as tensões que possam surgir devido à diversidade de temperamentos, de idade, nacionalidade ou cultura. Evitamos invejas e antipatias, disputas e toda a crítica contrária ao amor fraterno. Abstemo-nos de tudo o que possa causar danos ao bom nome do confrade. Ajudamo-nos mutuamente através da correção fraterna (cf. Mt 18, 15). Quando surgir algum desentendimento, devemos procurar uma rápida reconciliação (cf. Ef 4,26). Texto tirado das constituições da congregação dos missionários do Verbo Divino.
Se você quer conhecer mais sobre como é a vida em comunidade dos Missionários do Verbo Divino, Escreva-nos para o seguinte endereço:



Animação Vocacional Província Brasil Norte – BRN
Rua Redentor, 32 - CEP: 36. 016 - 070
Bairro Paineiras - Juiz de Fora - MG
Tel. 32 – 91621591 (Tim) / 32 - 84809773 (Claro) / 32-99552942 (Vivo).
E-mail: provocasvd@bol.com.br
Blog:
http://pastoralvocacionalsvd.blogspot.com

E-mail: manoelaxe10@bol.com.br
Facebook: provocasvd@bol.com.br