IRMÃS MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO

PROVÍNCIA  STELLA  MATUTINA  -  BRN.

QUEM SOMOS?
Somos uma congregação missionária internacional, espalhada em 43 países, nos cinco continentes. Nosso objetivo é anunciar o Evangelho em todas as situações onde as pessoas ainda não conhecem Jesus Cristo e onde as comunidades ainda não estão suficientemente organizadas e precisam de nossa presença para crescer na fé. Assim, em cada país onde somos enviadas, procuramos ver quais são as necessidades mais urgentes.
Dedicamos nossa vida a Deus através do testemunho de vida comunitária, da oração e do apostolado. Procuramos ir àqueles que mais precisam de nós, especialmente os pobres, as mulheres marginalizadas, as crianças e jovens, os idosos e os enfermos.
Também trabalhamos em serviços específicos como Pastoral Indigenista, Comunicação, Justiça e Paz e Integridade da Criação, Bíblia e os mais variados tipos de pastorais.
Como missionárias, somos chamadas a prestar nosso serviço em situações de fronteira, isto é, nos lugares mais difíceis, onde outros não querem ou não podem ir. Nossa espiritualidade está fundamentada na Santíssima Trindade e, de maneira especial consagramos nossa vida ao Espírito Santo que é nossa fonte de alegria e de dinamismo.
Como dizia o nosso fundador Santo Arnaldo Janssen, “O anúncio do Evangelho é a primeira e a mais sublime obra de amor ao próximo.”
NOSSA HISTÓRIA:
A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo surgiu no bojo de um sonho missionário de Arnaldo Janssen, na segunda metade do século XIX. Com a colaboração de várias pessoas, a aspiração desse jovem padre tornou-se um projeto, que se concretizou com a fundação de uma Casa Missionária, em Steyl, no território da Holanda. Esse fato chegou ao conhecimento público e atraiu a atenção de algumas jovens mulheres interessadas em associar-se a um projeto missionário de longo alcance.
Foi assim que, com a colaboração indispensável de Maria Helena Stollenwerk (Madre Maria) e de Hendrina Stenmanns (Madre Josefa) e outras jovens aspirantes, em 8 de dezembro de 1889, foi fundada a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo. Esse espírito missionário espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do planeta. Hoje, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo estão presentes em 43 países, e em todos os continentes.
AS MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO NO BRASIL:
As primeiras 6 missionárias da Congregação chegaram ao Brasil em 20 de agosto de 1902 e estabeleceram-se primeiramente em Juiz de Fora, dando origem à Província Stella Matutina, que com sua expansão, foi desmembrada em 1962, dando lugar a uma nova unidade no Brasil, a Província Spiritus Divinae Sapientiae.
Durante a primeira metade do século vinte, as Missionárias SSpS da província Stella Matutina dedicaram-se sobretudo à educação em colégios próprios e ao cuidado de doentes, em hospitais e Santas Casas. A partir da década de sessenta, com o advento do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-Americanas de Medellín e Puebla, houve um apelo muito forte no sentido da opção preferencial pelos pobres.

Várias Irmãs mudaram seus endereços rumo às periferias das grandes cidades e de lugares mais carentes do interior do País. A partir de então, além das pastorais tradicionais na educação formal e nos hospitais, a missão passou a ser compreendida também e sobretudo como um serviço aos mais carentes e excluídos da sociedade.
FUNDADORES:
A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo foi fundada no dia 08 de dezembro de 1889 por Santo Arnaldo Janssen e pelas Bem-aventuradas Maria Helena Stollenwerk e Hendrina Stenmanns, conhecidas respectivamente por Madre Maria e Madre Josefa.
Santo Arnaldo Janssen (1837 -1909): foi também o fundador dos Missionários do Verbo Divino, padres e irmãos e das Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, que é o ramo contemplativo da Família Arnaldina.
O sonho de Madre Maria (1852 – 1900) era ser missionária para ajudar as crianças pobres da China. Além de co-fundadora das Missionárias Servas do Espírito Santo, ela também fez parte das irmãs da Adoração Perpétua.
Madre Josefa contagiava as pessoas pela alegria que irradiava e também pelo carinho aos pobres, enfermos e necessitados. Preparou toda uma geração de missionárias que muito cedo se espalhou pelos cinco Continentes.
FAMÍLIA ARNALDINA:
Congregações que fazem parte da família missionária Arnaldina:
Congregação dos Missionários do Verbo Divino - SDV (Padres e Irmãos); fundada em 1875; primeiro missionário São José Freinademetz.
Padres e Irmãos de diversos países e culturas, formando comunidades internacionais e consagrados ao serviço da missão na América, África, Europa, Ásia e Oceania. Estão presentes em 70 países, trabalhando em áreas rurais e urbanas, dando prioridade à: Bíblia, Justiça e Paz, espiritualidade, animação missionária, comunicação e formação de lideranças. Têm a missão especial de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo em situações em que a necessidade é maior.
Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo - SSpS; fundada em 1889; primeiras missionárias Helena Stollenwerk e Hendrina Stenmanns.
Hoje são 3.800 Irmãs em 43 nações diferentes, engajadas em todos os continentes: África, América, Ásia, Europa e Ocenaia. Suas atividades missionárias abrangem pastoral e catequese, educação, assistência aos doentes, trabalho social, Justiça e Paz, comunicação e formação de lideranças. Dedicam-se, sobretudo, às pessoas excluídas pela sociedade, minorias e povos ameaçados, refugiados, migrantes...
Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua; fundada em 1896, primeira missionária Adolfine(Micaela) Tönies.
Hoje rezam, dedicam-se e trabalham umas 400 Irmãs adoradoras espalhadas em quatro Continentes, em vinte Conventos existentes nos EUA, Argentina, Brasil, Alemanha, Holanda, Polônia, Filipinas, Índia, Indonésia e Togo.
O QUE FAZEMOS:
Como Missionárias Servas do Espírito Santo somos chamadas a prestar nosso serviço em situações de fronteira e onde a vida se encontra mais ameaçada. Realizamos nossa missão em comunidades espalhadas pelo Brasil ou em outros países, onde procuramos vivenciar o diálogo entre as culturas, a comunhão na diversidade e o acolhimento a todos, de maneira especial aos pobres e excluídos.
Nosso ser missionário não depende da atividade que realizamos e sim do nosso compromisso com o seguimento de Jesus Cristo buscando, como mulheres consagradas, testemunhar o amor de Deus onde quer que estejamos. Por isso, dedicamos nossa vida a Deus através dos mais variados tipos de trabalhos e apostolados de acordo com as necessidades mais urgentes do povo ao qual somos enviadas.
PRINCIPAIS ATIVIDADES MISSIONÁRIAS:
• - Educação
• - Saúde
• - Crianças carentes e idosos,
• - Serviço Pastoral nas comunidades das periferias e do interior,
• - Pastoral Indigenista,
• - Justiça e Paz e Ecologia,
• - Comunicação,
• - Bíblia,
• - Catequese,
• - Formação de Lideranças,
• - Promoção da Mulher,
• - Apoio a população de rua,
REDE DE EDUCAÇÃO
JUIZ DE FORA – MG:
- Colégio Stella Matutina.
BELO HORIZONTE – MG:
- Colégio Sagrado Coração de Jesus.
RIO DE JANEIRO:





- Colégio Nossa Senhora da Piedade.
- Colégio Imaculado Coração de Maria.
- Centro Educacional Madre Josefa.
SÃO PAULO – SP:
- Colégio Espírito Santo.
MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO NO MUNDO
Esse espírito missionário espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do planeta. Hoje, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo estão presentes em 43 países, e em todos os continentes.

VIDA EM MISSÃO:
"O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

ONDE QUE AS MISSIONÁRIAS SERVAS ESTÃO NO BRASIL?
ESTADO DO RIO DE JANEIRO:
Colégio Nossa Senhora da Piedade – Rio de Janeiro – RJ.
Colégio Imaculado Coração de Maria – Rio de Janeiro – RJ.
Centro Educacional Madre Josefa.
ESTADO DE MINAS GERAIS:
Comunidade do Stella Matutina – JUIZ DE FORA – MG.
Colégio Stella Matutina - JUIZ DE FORA – MG.
Colégio Sagrado Coração de Jesus – BELO HORIZONTE – BH.
Comunidade de Palmópolis – PALMÓPOLIS - MG.
Comunidade Madre Maria – BELO HORIZONTE – MG.
Comunidade do Taquaril – BH – MG.
Comunidade de Campo Belo – CAMPO BELO – MG.
Comunidade Madre Josefa – Belo Horizonte – MG.
ESTADO DE SÃO PAULO:






Convento Santíssima Trindade – CASA PROVINCIAL – SÂO PAULO.
Colégio Espírito Santo – SÃO PAULO – SP.
Lar Sant`Ana – SÃO PAULO – SP.
Comunidade Santa Terezinha – NOVICIADO – SÃO PAULO - SP.
Comunidade Vila União – SÃO PAULO – SP.
Comunidade de Juquitiba – JUQUITIBA – SP.
Comunidade de São Francisco – SÃO PAULO - SP.
ESTADO DO TOCANTINS:






Comunidade de Palmas – PALMAS – TO.
Comunidade de aparecida do Rio Negro - APARECIDA DO RIO NEGRO – TO.
ESTADO DE GOIÁS:
Comunidade de Goiânia – GOIÂNIA – GO.
ESTADO DE BRASÍLIA:
Comunidade de Brasília – BRASÍLIA – DF.
As Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo pertence à família fundada por Santo Arnaldo Janssen fundador de outras duas congregações: Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua e Missionários do Verbo Divino.
Pe. Arnaldo iniciou a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo em 1889 em Steyl na Holanda com o auxílio de Madre Maria Helena Stollebwerk e Madre Josefa Stenmansduas, duas mulheres de fé que hoje são reconhecidas pela Igreja como Bem-Aventuradas.
NOSSAS ENTIDADES:
As Missionárias Servas do Espírito fazem parte de uma Congregação Religiosa pertencente à Igreja Católica e estão presentes nos cinco continentes.
No Brasil, além da organização religiosa, ou canônica, as missionárias também têm a sua organização jurídica, como entidade sem fins lucrativos, de natureza beneficente, religiosa e cultural. Atualmente quem representa juridicamente a congregação diante dos poderes públicos e da sociedade civil é o Instituto Trinitas.
O Instituto Trinitas foi criado em 2001 como uma resposta aos novos rumos da missão e da realidade do próprio país e significa um avanço na organização e na missão das irmãs da Província Stella Matutina.
Antes de sua criação, quem respondia pela congregação era a SEB – Sociedade de Ensino e Beneficência, mas esta foi desmembrada em mais duas entidades: o Instituto Trinitas e a REDES – Rede de Solidariedade.
Assim, atualmente a Província Stella Matutina é representada pelo Instituto Trinitas que engloba também as outras duas entidades como prestadoras de serviços, a SEB na área da Educação e a REDES na área pastoral, social e missionária.
ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA:
Nossa espiritualidade missionária está profundamente ligada à Santíssima Trindade, origem e fonte de toda vida, do amor e da comunhão. Também somos especialmente consagradas ao Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, que é a força transformadora do amor, simbolizado pelo vento e pelo fogo.
Tanto a centralidade trinitária como o amor ao Espírito Santo devemos a Santo Arnaldo Janssen e a nossas fundadoras, as Bem-aventuradas Madre Maria e Madre Josefa. Como pessoas profundamente enraizadas em seu tempo e cultura, beberam da espiritualidade da época e souberam ir diretamente ao essencial. Assim a herança espiritual que nos deixaram está sempre se atualizando e buscando respostas para os desafios e apelos do nosso tempo.
Na espiritualidade trinitária, centrada no relacionamento entre o Pai, o Filho e Espírito Santo, encontramos o modelo de comunidade e de sociedade que somos chamadas a construir a partir do diálogo, da partilha e da comunhão.
Olhando para o jeito de ser da Santíssima Trindade somos encorajadas a empenhar todas as nossas forças para que no mundo possa haver Paz e Justiça e a Criação seja respeitada em toda a sua integridade.
Viver o amor e a comunhão trinitária é cuidar para que todos os seres humanos possam viver com dignidade e com seus direitos respeitados, de acordo com a vontade de Deus.
Como ainda estamos muito distantes deste ideal somos convidadas a ser solidárias e colocarmo-nos em favor da vida, especialmente onde ela se encontra mais ameaçada.
VIDA EM MISSÃO:
“O serviço missionário é a razão de ser e objetivo de nossa Congregação. Em todas as nossas atividades, por mais diversas que sejam, estamos a serviço do mandato missionário da Igreja”
(Prólogo das Constituições SSpS).
CONHEÇA ALGUMAS ÁREAS ONDE ATUAMOS E UM POUCO DO QUE FAZEMOS:
• - Direitos Humanos
• - Comunicação
• - Educação
• - Pastoral Bíblica
• - Pastoral Indigenista
• - Juventude
• - Pastoral Vocaciona
• - Saúde Alternativa
• - Pastoral Social
PASTORAL VOCACIONAL
  1. Se você perceber uma busca interior para uma vida em profundidade,
  2. for tocada pela mensagem libertadora de Jesus,
  3. a ponto de querer largar tudo e buscar seu próprio caminho,
  4. sentir vontade de contagiar outras pessoas com a força desta mensagem,
  5. ansiar por construir Um Outro Mundo,
  6. quiser partilhar sua vida em comunidades multiculturais,
  7. e tiver curiosidade de saber mais sobre uma Congregação Missionária
  8. e sobre as Missionárias Servas do Espírito Santo, entre em contato conosco:
  9. Somos mulheres que, tocadas pelo amor de Deus e pela liberdade que Ele nos oferece, respondemos seguindo Jesus e continuando seu projeto, nessa Congregação. Vivemos em comunidades, somos irmãs de diversas culturas e países, alimentando-nos do Evangelho.
  10. Optamos pela simplicidade, pelo respeito ao meio ambiente, pelo serviço à justiça e aos pobres e excluídos de nossa sociedade.
  11. Atuamos com temas como:
  12. - Justiça, Paz, Preservação da Criação,
  13. - Espiritualidade (retiros, reflexões, palestras)
  14. - Comunicação
  15. - Educação
  16. - Formação de Liderança
  17. - Povos Indígenas
  18. - Saúde
AS ETAPAS DE FORMAÇÃO:
Durante o Processo vocacional (pelo menos 1 ano), a jovem é acompanhada por uma irmã, durante um ano, através de encontros vocacionais, cartas e visitas.
A jovem passa pelo menos um mês em uma de nossas comunidades para conhecer melhor nossa vida de oração, de serviço e de comunidade.
PRÉ-NOVICIADO (2 ANOS):
É uma etapa para aprofundar-se na fé, buscar maior clareza sobre a própria vocação através da formação humano-cristã e do autoconhecimento, através da prática de oração, conhecimento da Congregação, integração em um grupo comunitário, responsabilidade em algum trabalho e participação em alguma atividade pastoral.
NOVICIADO:
O noviciado é uma vivência junto com outras jovens de diversos países da América, em algum lugar fora do Brasil. É um aprofundamento do seguimento de Cristo e da experiência de fé, a partir da inspiração do carisma da Congregação e de sua espiritualidade. Pretende favorecer uma escolha livre e responsável.
VOTOS POR 1 ANO.
É um tempo em que a jovem irmã procura consolidar sua identidade religiosa para viver, com maior plenitude, o carisma e a missão da Igreja nessa Congregação. Buscando integrar a vida espiritual, vida comunitária , estudos e trabalho, emite a promessa de uma vida pobre, casta e obediente, sempre por um ano.
VOTOS PARA SEMPRE (VOTOS PERPÉTUOS).
Através dos votos para sempre, as irmãs integram definitivamente a Congregação. Colocam-se inteiramente à disposição da missão, onde for necessário e ainda, onde puderem dar uma melhor contribuição no uso de suas aptidões.
PROJETO DE MISSÃO:
Como Missionárias Servas do Espírito Santo, fundamentadas em nosso carisma missionário e espiritualidade trinitária, somos chamadas a defender a vida onde esta se encontra ameaçada, assumindo a missão na perspectiva dos excluídos, especialmente crianças, jovens, mulheres e idosos, a partir dos objetivos do VIVAT:
Direitos Humanos com ênfase em:
• Mulher
• Erradicação da pobreza
• Desenvolvimento sustentável
• Cultura da paz.
PRIORIDADES:
Assumir a missão comum da Província
a) Aprofundar a visão de missão no contexto da realidade de hoje tendo em vista o horizonte do PMP
b) Integrar os diversos campos de missão assumidos pelas nossas entidades e comunidades:
• Discernindo obras e presenças já existentes em vista de novos campos de missão.
• Articulando as comunidades em meios populares por intermédio da REDES - Rede de Solidariedade.
c) Preparar lideranças de irmãs e leigos:
• Acompanhando o exercício da liderança através da dinâmica ação / reflexão.
• Dinamizando a espiritualidade e a formação missionária na dimensão do nosso carisma .
d) Assumir a Pastoral Vocacional como responsabilidade de cada irmã e comunidade estabelecendo ações concretas, de acordo com o Projeto da Pastoral Vocacional da Província.
e) Propiciar a cada faixa etária aprofundar e vivenciar a dimensão missionária de acordo com suas potencialidades e fragilidades.
REVITALIZAR A VIDA COMUNITÁRIA:
a) Aprofundar as relações interpessoais:
• Crescendo no respeito pela vida e identidade da outra;
• Propiciando uma maior leveza na estrutura comunitária e solidariedade mútua;
• Implementando uma formação específica para a vivência mais profunda do diálogo. (posturas diferentes)
b) Fortalecer as comunidades como espaço de participação, formação, convivência, lazer e criatividade.
c) Dinamizar a espiritualidade trinitária como sustento da vida comunitária.
MISSIONÁRIOS LEIGOS:
A partir do primeiro encontro dos diversos grupos de Missionários Leigos e Leigas do Deus Uno e Trino (MLDUT) que se realizou nos dias 16 e 17 de julho, em São Paulo, o ramo leigo iniciou um processo de maior articulação na Província Stella Matutina. Os grupos, além de se conhecerem, aprofundaram a espiritualidade trinitária e apresentaram propostas para os próximos anos em vista de uma caminhada conjunta.
ENCONTRO EM SÃO PAULO:
Os representantes dos cinco grupos de Missionários(as) Leigos(as) do Deus Uno e Trino da Província Stella Matutina se encontraram pela primeira vez nos dias 16 e 17 de julho de 2011 no Convento Santíssima Trindade, em São Paulo. Participaram 21 leigos e leigas representando os dois grupos do Rio de Janeiro, o de São Paulo, Juiz de Fora (MG) e São Francisco, no interior de São Paulo e mais três irmãs que acompanham os grupos.
O encontro foi preparado a partir das sugestões dos próprios grupos e organizado pela equipe de São Paulo. Foi dada ênfase na parte vivencial, favorecendo a integração entre os grupos e o aprofundamento da espiritualidade e do carisma dos(as) Missionários(as) Leigos(as) do Deus Uno e Trino, que por sua própria origem e natureza compartilham o mesmo carisma e espiritualidade trinitários das três congregações religiosas que compõem a Família Arnaldina.
Segundo os próprios participantes, o encontro foi um momento importante para conhecerem melhor a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e partilharem o que estão vivenciando em seus grupos. Para Vinicius Gonzales, membro da Equipe da Dimensão Missionária da província e do grupo de São Paulo, ficou claro que tanto as irmãs como os leigos e leigas “estão buscando o firme propósito de se unirem e se integrarem cada vez mais no sentido da construção do Reino e da partilha e junção das vocações, capacidades e aptidões próprias, complementando-se como partes integrantes dessa grande e abençoada família”.
COMUNIQUE-SE COM AS MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO - SSpS
Animação Vocacional Província Brasil Norte.
Rua São Benedito, 2146 - Cep: 04735 – 004 – Santo Amaro – São Paulo – SP
Site: http://www.ssps.org.br/
E-mail: vocacional@ssps.org.br
Tel. 11 – 5687-7229

Nenhum comentário: