ORAÇÃO DO DIVINO PAI ETERNO
Divino Pai eterno, recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da Paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, Mãe do Vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna. Aqui estou para pedir sua Divina providencia, sei que pelos meus pecados não sou merecedor de pedir, pois não ofereço muito, mas a minha necessidade é tanta que prosto-me diante de vós para pedir perdão e seu auxilio as minhas necessidades (Fazer o pedido), pois sei que, como Pai generoso que é, irá me atender. Junto a ti está seu amado filho Jesus, e a minha Santa Mãe e bem aventurada virgem Santa Maria; Mãe de Jesus e nossa tão generosa, que também intercederá por mim, agora e sempre.
Obrigado meu Pai eterno por tudo que fez por mim e fará por agora e sempre, Amém. (Rezar Três Pai Nosso, Três Ave Maria e Três Glória ao Pai).

CONSAGRAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO
Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.
Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.
Confiamos em vossa bondade e poder.
Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.
Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.
Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.
Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.
DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:
Nossas famílias, Para que vivam em paz e harmonia;
Nossas casas, Para que sejam iluminadas pela vossa presença.
Nossas alegrias, Para que sejam santificadas pelo vosso amor.
Nossas preocupações, Para que sejam acolhidas em vossa bondade;
Nossas doenças, Para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;
Nossos trabalhos, Para que sejam fecundos com a vossa bênção.
DIVINO PAI ETERNO,
Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.
Amém!

JESUS, EU TE AMO:
Jesus, quantas vezes eu penso que estou muito ocupado para rezar! Meus dias são tão cheios! Mesmo assim, Jesus, Tu certamente, não queres que eu me preocupe tanto! Como posso deixar de ter tempo para pensar em Ti.
Tu estás sempre ao meu lado, Jesus. Só tu és minha força, minha coragem, meu amparo. Quero me habituar Jesus, a falar contigo como a um amigo, confiando minhas alegrias e tristezas. E assim, do fundo do meu coração, quero dizer simplesmente: JESUS EU TE AMO! Quando estiver cansado, ajuda-me a dizer assim: JESUS, EU TE AMO!
Quando achar difícil perdoar, preciso apenas repetir: JESUS EU TE AMO! Quando a escuridão me envolver e eu não souber onde estás, chamarei por Ti e direi: JESUS EU TE AMO! Meu trabalho diário será mais fácil e se tornará uma oração que diz: JESUS EU TE AMO! O que poderá abalar-me, que sofrimento me perturbará, se repetir sempre: JESUS EU TE AMO! Porque pelas alegrias que Tu me dás e pelas Tuas graças que caem sobre mim, meu agradecimento sempre será: JESUS, EU TE AMO!
E, simplesmente para Te agradar e por nenhuma outra razão, deixa-me dizer sempre: JESUS, EU TE AMO! E quando o anoitecer da minha vida chegar e Tu me chamares para a Tua casa, deixa-me dizer, pela última vez, aqui em baixo antes de partir: JESUS, EU TE AMO! E quando me chamares para o julgamento, sê misericordioso Senhor, porque Tu sabes quantas e quantas vezes eu disse: JESUS, EU TE AMO. Amém.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA
Querida Maria, minha Santa Mãe, eu Te amo tanto e quero Te dar meu coração. Ajude-me a amar a Deus. Ajude-me a amar meu próximo como filho de Deus. Ajude-me a amar a mim mesmo como filho de Deus. Ó minha querida Mãe, Vós, que nos amais e nos guiais todos os dias; Vós, que sois a mais bela das mães, a quem eu amo com todo o coração! Eu vos peço, mais uma vez, que me ajudeis a alcançar esta graça, por mais dura que ela seja! (Pede-se a graça). Sei que vós me ajudareis e me acompanhareis sempre, até a hora de minha morte. Amém! (Rezar 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria).

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA.
Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem de Aparecida, espalhai inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas cheios do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostado aos vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense nos amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos servos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, e sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nessa nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Amém,

CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Ó Coração de Jesus, meu Salvador, que depois de ter derramado na cruz o vosso sangue, até a última gota, vos imolais todos os dias na santa Missa, eis-me prostrado diante de Vós, desejando ardentemente corresponder aos apelos de vossa imensa caridade. Ó Sacratíssimo Coração de Jesus, também a vós consagro toda minha família. Consagramos a vós nosso próprio ser, toda nossa vida, tudo o que somos, tudo o que temos, e tudo o que amamos. A vós damos os nossos corações e as nossas almas. A vós dedicamos o nosso lar e o nosso país. Conscientes de que, através desta consagração, nós, agora vos prometemos viver cristãmente praticando as virtudes de nossa religião, sem nos envergonharmos de testemunhar a fé. Ó Sacratíssimo Coração de Jesus, aceitai esta humilde oferta de entrega de cada um de nós, através deste ato de consagração. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no principio, agora e sempre. Amém.

CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Ó Coração Imaculado de Maria, eu Vos dou meu coração. Eu quero vos amar. Eu quero amar a Jesus, ao Pai, ao Espirito Santo e a este mundo através do vosso Coração Santo. Minha querida Mãe, eu me coloco em Vosso Coração, eu sei que Vós cuidareis de mim em todas as minhas necessidades. Eu me dou a Vós, Maria, minha Mãe. Eu Vos amo tanto! Amém

DESAGRAVO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Virgem Santíssima e Mãe Nossa querida, tendo mostrado, um dia, à vossa serva o vosso Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos, vos cravam com blasfêmias e ingratidões, pedistes quem vos consolasse. Como filhos vossos, vos queremos honrar, amar e consolar sempre; mas hoje, especialmente, ao ouvir vossas amargas queixas, desejamos desagravar vosso maternal Coração que a impiedade dos homens ainda nestes dias fere com dura espada de dor.
O vosso Jesus ainda hoje é tido por malfeitor e condenado à morte. Ainda é despojado de suas vestes, cuspido, flagelado e posto na cruz. E a vós, Virgem Dolorosíssima, como digna Mãe de Jesus, também tratam com a mesma ingratidão. Não querem que sejais Mãe de Deus, senão de simples homem, zombam de vossa incomparável dignidade e de tudo que é vosso. E o que mais sentis, muitos dos vossos cristãos não vos estimam nem vos amam como Mãe.Virgem Santíssima, movidos pelos ardentes desejos de amar-vos como Mãe e promover uma terna devoção ao vosso Imaculado Coração, tão transpassado de dor, aqui nos prostramos a vossos pés, para vos mostrar a pena que sentimos pela dor que os homens vos causam e para repararmos com os nossos favores e afetos tantos pecados com que os vossos filhos pagam as finezas de vosso amor. Perdoai, Senhora, a eles e a todos nós, que, se vós nos perdoardes, também Jesus nos perdoará. Convertei ao vosso amor tantos infelizes que, cegamente, vivem no erro; e em especial, lançai os olhos de Mãe misericordiosa para nós, vossos filhos, que queremos amar-vos na terra, cada vez mais, sendo verdadeiramente cristã, a fim de vos contemplarmos nas suaves delícias do céu, e para isto alcançar, lançai-nos a vossa bênção junto com a do vosso Filho Jesus.

CONSAGRAÇÃO DA FAMÍLIA AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Ó Coração Imaculado de Maria, estamos aqui para consagrar a nossa família e nossa comunidade ao vosso Coração Sagrado, cheio de bondade de mãe, de misericórdia e amor. Dai-nos a paz, espírito de fé e muita esperança para enfrentar com serenidade os desafios e as lutas do cotidiano. E que o verdadeiro amor se faça presente, dia e noite, a cada instante, em nossos lares, em nossa comunidade e no coração de cada um de nós. Aceitai esta humilde oferta de entrega da nossa família, através deste ato de consagração, nossa esperança é colocada em vós, com a certeza de que jamais seremos confundidos. Ó coração Imaculado de Maria, tende misericórdia de todos nós e da minha família. (Reza-se 1 Pai Nosso e 1 Ave Maria).

DESAGRAVO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Ó JESUS, bem dissestes que recebeis dos homens ingratidões, frieza e desprezos. Muitos não querem vos adorar, louvar e agradecer!
Diante de Vós, queremos desagravar o Vosso sagrado Coração com a Homenagem do nosso amor. Nós também pecamos e imploramos Vossa misericórdia, primeiramente, para nós.
Aqui estamos, Senhor, a implorar Vossa graça para todos os que rejeitam a salvação e não aceitam os apelos da Vossa bondade. Queremos desagravar-Vos dos maus costumes, das imoralidades, da imodéstia dos vestidos dos pecados contra a moral familiar, e da profanação dos lugares sagrados e dos Sacramentos.
Para reparar a honra divina, tão ultrajada, oferecemos ao Pai Eterno os merecimentos da Virgem Maria e de todos os Santos e, sobretudo, os méritos infinitos do Vosso Santo Sacrifício na Cruz, perpetuado em nossos altares.
Recebei, ó Sagrado Coração de Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima Reparadora, a espontânea Homenagem deste desagravo. Concedei-nos a perseverança no fiel cumprimento dos nossos deveres cristãos, até a morte, para que possamos chegar à Pátria Eterna, onde Vós, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinas pelos séculos dos séculos. Amém

VINDE, SANTO ESPÍRITO
Vinde, Santo Espírito,
E mandai-nos lá do céu
Um clarão de vossa luz.
Vinde, Pai dos míseros,
Vinde, doador dos bens,
Vinde, luz dos corações.
Ó melhor consolador
E das almas hóspede
E suave alívio!
Sois descanso no labor,
Sois a calma nas paixões
E conforto em nossa dor.
Bem-aventurada luz,
Inundai os corações
Dos que Vós santificais!
Sem a vossa inspiração
Nada existe em todos nós,
Nada existe em nós de bom.
Os pecados apagai,
Fecundai nossa aridez,
A ferida em nós curai.
O que é rígido, abrandai,
O que é frígido, aquecei,
O errado, corrigi.
Dai, Senhor, a todos nós
Confiantes sempre em Vós
Os sagrados sete dons.
Dai o prêmio a todos nós,
Dai-nos salvação final,
Dai-nos gozo eternal. Amém.

VERBO DIVINO
V. Verbo divino feito homem,
R. Vivificai-nos com vosso Espírito.
V. Mãe puríssima do Senhor,
R. Conduzi-nos a vosso Filho.
V. São Miguel, São Gabriel e São Rafael,
R. Fomentai o reino de Deus na terra.
V. São José, São Joaquim e Sant’ Ana,
R. Alcançai-nos ministros do Evangelho.
V. São Pedro, São Paulo, São João e Santo André,
R. Auxiliai os pregadores da fé.
V. São Gregório, Santo Agostinho, e São Vicente,
R. Rogai por todas as Ordens da Igreja.
V. Santo Arnaldo, São José Freinademetz, Aloísio, Luiz, Gregório, Estanislau e Maria Helena,
R. Ajudai-nos no serviço apostólico.
Oremos: Ó Deus, que pelo Vosso Verbo encarnado, realizais a reconciliação do gênero humano; concedei, pela intercessão dos santos, Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz, e que, pela Luz do Verbo e pelo Espírito da graça, todas as pessoas sejam libertadas das trevas do pecado, do egoísmo, de todas as formas de violência, fome e exclusão, e possam chegar ao caminho da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

PRECES MISSIONÁRIAS
V. Deus, verdade eterna,
R. Cremos em Vós,
V. Deus, nossa Força e Salvação,
R. Esperamos em vós.
V. Deus, bondade infinita,
R. Nós Vos amamos de todo o coração.
V. Evitastes o Verbo como Salvador do mundo,
R. Que Nele sejamos todos um.
V. Ifundi-nos o Espírito do filho,
R. A fim de glorificarmos o vosso Nome. Amém.
V. Conhecido, amado e glorificado seja por todas as pessoas o Deus Uno e Trino.
R. A onipotência do Pai, a Sabedoria do Filho e o Amor do Espírito Santo.
V. Ante a luz do Verbo e o Espírito da graça afastem-se as trevas do pecado e a noite da incredulidade.
R. E viva o Coração de Jesus nos corações de todas as pessoas. Amém!

ORAÇÃO MISSIONÁRIA
Deus, Pai de amor, Vós chamastes Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz, a seguir vosso Filho, o Verbo Divino, para proclamar o Evangelho a todos os povos.
Ardentes de amor por Ele e repletos de seu Espírito, dedicaram-se totalmente à obra da propagação do Vosso Reino de amor e de paz. Que o testemunho destes Santos continue inspirando-nos hoje assim como inspirou tantas gerações de missionários e missionários, em muitos lugares do mundo. Como a eles, inflamai nossos corações de amor ardente por Jesus, que nos chamou à mesma missão. Ensinai-nos a construir comunidades onde se aprenda o diálogo e se criem relacionamentos geradores de vida. Que a total doação de Vosso Filho na Eucaristia seja exemplo para a nossa vida em comunidade, para que nos tornemos sinais do amor infinito que tendes pelo mundo. Ensinai-nos a experimentar alegria na diversidade dos povos e transformai o nosso mundo em um só coração vivificado pelo Espírito de Jesus. Amém.

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
Senhor da Messe e Pastor do rebanho, fazei ressoar em nossos ouvidos o forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derramai sobre nós o vosso Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a vossa voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Despertai nossas comunidades para a missão. Ensinai nossa vida a ser serviço. Fortalecei os que querem dedicar-se ao reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustentai a fidelidade de nossos Bispos, Padres e Ministros. Daí perseverança a nossos seminaristas e despertai o coração de nossos Jovens para o ministério pastoral em vossa Igreja.
Senhor da messe e Pastor do rebanho, chamai-nos para o serviço de vosso povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajudai-nos a responder: “Sim”!

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vem, Espirito Santo, toma meu corpo para templo Teu! Vem e fica sempre comigo! Dá-me profundo amor ao Sacratissimo Coração de Jesus, a fim de servi-Lo de todo coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças. Consagro-te todas as faculdades de minha alma e de meu corpo. Domina todas as minhas paixões, emoções e sentimentos. Recebe a minha inteligência e minha vontade, minha memória e minha fantasia. Ó Espirito Santo de amor, dá-me rica medida de Tua graça eficaz. Dá-me a plenitude de todas as virtudes, aumenta-me a fé, fortalece a minha esperança, aumenta-me a confiança e inflama meu amor. Concede-me os Teus sete dons, Teus frutos e bem aventuranças.
Santíssima Trindade, que minha alma seja Teu templo. Amém.

INSPIRAI-ME, ESPÍRITO SANTO.
Inspirai-me, Espirito Santo, para que eu pense santamente!
Impulsionai-me, Espirito Santo, para que eu trabalhe santamente!
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espirito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!

PARA PEDIR A INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizê-lo, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer para obter a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação!
Imaculada Esposa do Espírito Santo, rogai por nós!

CONSAGRAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Eu Vos adoro Espírito Santo.
A Vós entrego a minha alma.
Sois a doce Paz do meu espírito.
Sois o fogo que me consome.
Sois a Luz que me absorve.
Sois a Força que me move.
Sois a Luz que me envolve.
Sois a Luz dos meus olhos.
Em Vós eu mergulho, Divino Amigo.
Em Vós confio e a Vos me consagro.
Entrego minhas forças inteiramente a Vos.
Submeto a minha vida a Vossa Graça.
Dou-Vos o meu coração eternamente e nunca mais o pedirei de novo.
Pelo Coração Imaculado de Maria, no Altar Virginal da Alma de Maria, entrego a minha vida para que por Vos seja consumida, como uma doce canção aos Vossos ouvidos.
Como um incenso agradável a Vossa Divindade e como oferenda de amor a Vós.
Oh! Espírito Santo que pairáveis sobre o mundo no instante da criação, vinde sobre mim e gerai em mim Jesus Cristo, a Sabedoria Incarnada, o Verbo Eterno de Deus e a Vida Infinita.
Por Maria, com Maria e em Maria. Amém!

ORAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE
Trindade Santissima, Pai, Filho e Espirito Santo, presente e atuante na Igreja. E na profundidade do meu ser, eu Vos adoro, amo e agradeço. E pelas mãos de minha Mãe Santissima, ofereço-me, entrego-me e consagro-me inteiramente a Vós nesta vida e na eternidade.
Pai Celeste, a Vós me ofereço, entrego e consagro como “templo vivo”, para ser santificado. Maria, mãe da Igreja e minha Mãe, Vós que estais em íntima união com a Santissima Trindade, ensinai-me a viver em comunhão com as três Pessoas Divinas, a fim de que a minha vida inteira Seja um hino de glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Amém.

O ANJO DO SENHOR
V. O anjo do senhor anunciou a Maria,
R. E ele concebeu do Espírito Santo.
V. Ave Maria.
V. Eis aqui a serva do Senhor,
R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
V. Ave Maria.
V. E o Verbo se fez carne,
R. E habitou entre nós.
V. Ave Maria.
V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
V. Oremos. Infundi, Senhor, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua paixão e cruz à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

V. Ó Soberana minha,
R. Ó minha Mãe, lembrai-vos de que eu sou vosso.
Guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.
V. Rogai por nós, bem aventurado São José,
R. Para que sejamos das promessas de Cristo.
V. Oremos: Os méritos do Esposo de vossa Mãe Santíssima nos ajudem, Senhor, a fim de que nos seja concedido por sua intercessão o que nossas forças não alcançam, ó Deus, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

RAINHA DO CÉU
(Tempo Pascal)
V. Rainha do céu alegrai-vos, aleluia.
R. Porque aquele que merecestes trazer em vosso ventre, aleluia.
V. Ressuscitou, como disse, aleluia.
R. Rogai a Deus por nós, aleluia.
V. Regozijais-vos e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
V. Oremos. Ó Deus, que vos dignasses alegrar o mundo pela ressurreição de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos que, por sua santa Mãe, a Virgem Maria, consigamos os gozos da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Amém.

SALVE RAINHA
(Cantado)
Salve, Rainha, Mãe de Deus, és Senhora nossa Mãe.
Nossa doçura, nossa luz, Doce Virgem Maria.
Nós a ti clamamos, filhos exilados, nós a ti voltamos nosso olhar confiante.
Volta para nós, ó Mãe, teu semblante de amor.
Dá-nos teu Jesus, ó Mãe, quando a noite passar.
Salve Rainha, Mãe de Deus, és auxílio do cristão, ó Mãe clemente, Mãe piedosa, doce Virgem Maria.

SALVE REGINA
Salve, Regina, mater misericordiae, vita, dulcedo ET spes nostra, salve.
Ad te clamamus exsules filii Evae, ad te suspiramus gementes ET flentes in hac lacrimarum Valle.
Eia ergo, advocata nostra, illos tuos msericordes óculos ad nos converte. Et lesum, benedictum fructum ventris tui, nobis post hoc exilium ostende. O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria.

ADVENTO E NATAL
Alma Redemptoris Mater, quae pérvia caeli porta manes,
ET Stella maris, succurre cadenti, surgere qui curat, populo.
Tu quae genuisti, natura mirante, tuum sanctum
Genitorem, Virgo prius ac posterius, Gabrielis ab ore
sumens illud Ave, peccatorum miserere.




DURANTE A QUARESMA
Ave, Regina caelorum, ave, Domina angelorum,
Salve, radix, salve, porta, ex qua mundo lux est orta.
Gaude virgo gloriosa, super omnes speciosa.
Vale, o valde decora, ET pro nobis Cristum exora.

Ò MÃE DO REDENTOR
(Advento e Natal)
Ò Mãe do Redentor, do Céu ó porta, ao povo que caiu socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da Criatura. Tende piedade de nós e ouve suave o Anjo, te saudando com seu Ave!

AVE RAINHA DO CÉU
(4a feira de Cinzas até 4a feira Santa)
Salve Rainha do céu; ave, dos Anjos Senhora; Ave raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora. Exultai, Virgem tão bela, as outras seguem-te após. Nós te saudamos: adeus! E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!

REGINA CAELI
V. Regina caeli, laetare, alleluia!
R. Quia quem meruisti portare, alleluia.
V. Resurrexit, sicut dixit, alleluia.
R. Ora pro nobis Deum, alleluia.
V. Gaude ET laetare, Vigo Maria, alleluia.
R. Quia surrexit Dominus vere, alleluia.
Oremus: Deus, qui per resurrectionem
Filii tui, Domini nostri Jesu Christi, mundum
Laetificare, dignatus es; praesta, quaesumus;
ut per ejus Genetricem Virginem Mariam
perpetuae capiamus gaudia vitae. Per eundem Christum
Dominum nostrum. Amen.

V. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia.
R. Porque aquele que merecestes trazer em
Vosso ventre, aleluia.
V. Ressuscitou, como disse, aleluia.
R. Rogai a Deus por nós, aleluia.
V Regozijai-vos e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R. Por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo
Pela ressurreição de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo,
Concedei-nos que por sua Santa Mãe, a Virgem Maria, consigamos
os gozos da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Amém.

TERÇO EM FAMÍLIA E PELA FAMÍLIA
1. COLOCAR-SE NA PRESENÇA DE DEUS:
• Estamos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
2. PEDIR A LUZ DO ESPÍRITO SANTO PARA REZARMOS COM AMOR E CONFIANÇA:
• Oração do Espírito Santo ou Canto: A nós descei divina luz.
3. OFERECIMENTO (COLOCAR NOSSA ORAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS):
• Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Queremos, iluminados pela tua Palavra e em companhia de Maria, nossa Mãe, sermos mais fiéis à nossa vocação cristã e agradecer pelo dom da família que Vós nos concedeis.
• Por isso oferecemos este terço, particularmente, pela nossa família (dizer nomes do pai / mãe, filhos, tios, avós), vivos e falecidos – e também por todas as famílias.
4. CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE NOSSA FÉ

1º. MISTÉRIO DE NOSSA VIDA DE FÉ:
FAMÍLIA, FONTE DE AMOR E DE VIDA
Texto bíblico: Evangelho de Mateus 2,13-14.19-21.
Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e volte para a terra de Israel, pois já estão mortos aqueles que procuravam matar o menino”. José levantou-se, pegou o menino e a mãe dele, e voltou para a terra de Israel.
• Rezemos por todas as famílias, para que a exemplo da família de Jesus, possam viver como espaço de carinho, de amor, de atenção recíprocas, onde a vida de cada um é acolhida e amada.
• Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

2º. MISTÉRIO DE NOSSA VIDA DE FÉ EM FAMÍLIA:
OS FILHOS, DOM DE DEUS
Texto bíblico: Salmo 127(126)
Os filhos são a benção do Senhor. Os filhos da juventude são como flechas nas mãos de um guerreiro. Feliz o homem que consegue abastecer a sua aljava com tais flechas.
Outra sugestão:
Texto bíblico: Jeremias 1,5
Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações.
• Rezemos por todos os filhos, aqueles que estão chegando a esse mundo e aqueles que já estão entre nós. Para que se sintam amados pelos seus pais e familiares e para que também eles possam colaborar com os pais na tarefa diária de crescer na fé e no amor em família.
• Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

3º. MISTÉRIO DE NOSSA VIDA DE FÉ EM FAMÍLIA:
OS PAIS, COLABORADORES NO PROJETO DE AMOR DE DEUS.
Texto bíblico: Primeira cara de S. João 4,7-11
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por meio dele. Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros.
Outra sugestão:
Texto bíblico: Evangelho de João 2,1-4.
Houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinho!» Jesus respondeu: “Mulher, para que me dizes isto? Minha hora ainda não chegou”. A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: “Façam tudo o que ele disser a vocês”.
• Rezemos pelos pais, na sua difícil tarefa de serem colaboradores com o projeto de amor de Deus para seus filhos (e com os seus filhos).
• Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

4º. MISTÉRIO DE NOSSA VIDA DE FÉ EM FAMÍLIA:
OS NOVOS CASAIS, SEMENTES DE ESPERANÇA
Texto bíblico: Primeira carta de S. Paulo ao Coríntios 13,1-8.
Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará.
Versão simplificada:
Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, ainda que eu tivesse o dom da profecia; que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas; ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará.
Outra sugestão:
Texto bíblico: Carta de S. Paulo aos Romanos 15,1-13
Nós, que somos os fortes, devemos suportar a fraqueza dos fracos, e não procurarmos o que nos agrada. Cada um de nós procure agradar a seu próximo em vista do bem, para edificar. Cristo não procurou agradar a si mesmo. O Deus da perseverança e da consolação conceda que vocês tenham os mesmos sentimentos uns com os outros, a exemplo de Jesus Cristo. E assim vocês, juntos e a uma só voz, dêem glória ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Acolham-se uns aos outros, como Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus.
• Rezemos pelos casais de jovens, de modo especial aqueles que estão se preparando para constituírem uma nova família, bem como aqueles recém-casados. Que eles possam se sentir amados por Deus e apoiados pelos pais e amigos para seguirem fielmente a vocação à qual foram chamados: a de colaborarem com a obra criadora de Deus, com esperança e paz.
• Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

5º. MISTÉRIO DE NOSSA VIDA DE FÉ EM FAMÍLIA:
NOSSOS PARENTES FALECIDOS, SINAL DA VIDA QUE SE ABRE PARA O INFINITO.
Texto bíblico: Evangelho de S. Lucas 24,1-6.
No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida. Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus, e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas. Cheias de medo, elas olhavam para o chão. No entanto, os dois homens disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!”
Outra sugestão
Texto bíblico: Evangelho de S. João 20,11-17
No primeiro dia da semana, Maria Madalena tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. Então os anjos perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram”. Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. E Jesus perguntou: “Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: “Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo”. Então Jesus disse: “Maria! Vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês’”.
Outra sugestão:
Texto bíblico: Livro da Sabedoria 3,1-11
A vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos, aqueles pareciam ter morrido, e o seu fim foi considerado como desgraça. Pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento, mas agora estão na paz. As pessoas pensavam que os justos estavam cumprindo uma pena, mas esperavam a imortalidade. Os que confiam no Senhor viverão junto dele no amor, pois a graça e a misericórdia estão reservadas para os seus escolhidos.
Outra sugestão:
Texto bíblico: Evangelho de S. João 14,1-6
Jesus continuou dizendo: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho? Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
• Rezemos por todos os nossos familiares falecidos. Tendo vivido plenamente entre nós, eles plantaram suas sementes. Muitos frutos nasceram e podem ser colhidos alegremente por muitos de nós. Por isso agradeçamos ao Deus da vida e lhe peçamos que nos ajude a abrir nosso coração para seu projeto de amor, de um amor que é capaz de dar a vida por aqueles que ama.
• Pai-nosso – Ave-maria – Glória.



AGRADECIMENTO
Nós vos agradecemos, ó Deus de amor e bondade, por nos ter dado a graça de rezar pelos nossos familiares: os que ainda nascerão, os que já se fazem presentes em nossa vida e os que já partiram para a eternidade. E já que o fizemos na companhia de Maria e sob sua materna proteção, queremos agora agradecê-la com todo carinho, rezando uma Salve Rainha

Nenhum comentário: